Voltar a pagina anterior

CANDIDÍASE

 

Remédio caseiro para candidíase oral

Um excelente remédio caseiro para candidíase oral ou sapinho é o chá de poejo. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 1 colher (sopa) de flores ou folhas de poejo e 1 xícara de água.

O primeiro passo para preparar este chá é picar bem as folhas e flores de poejo, posteriormente adicione-as na xícara com água fervente e abafe por 15 minutos. O indivíduo com candidíase oral deve umedecer um algodão com o chá e passa-lo na boca várias vezes ao dia.

Candidíase oral é uma doença que se caracteriza por manchas esbranquiçadas na boca ou na língua, muito comum nos bebês. Essa doença pode ser causada por fungos ou pela acidez estomacal, para evita-la mantenha sempre uma boa higiene bucal, e mantenha os brinquedos e mamadeiras dos bebês sempre limpos.

____________________________________________________________________________________________

Vaginal modo de preparo:

Introduza o iogurte no interior da vagina com o auxílio de uma seringa (sem agulha), 2 vezes por dia durante 3 dias e use um absorvente para evitar que a calcinha fique molhada.

Uma outra forma prática de utilizar o iogurte como remédio para candidíase é mergulhar um absorvente interno no potinho de iogurte natural à temperatura ambiente e introduzí-lo na vagina, deixando-o atuar por pelo menos 3 horas.

O iogurte irá diminuir a acidez da vagina, travando o crescimento das bactérias que preferem um ambiente mais ácido para se desenvolverem.

Retire o iogurte da geladeira com alguma antecedência para que a temperatura muito fria não seja incomodativa.

Este remédio caseiro também pode ser utilizado por homens, mas pode ser desconfortável permanecer com a cueca molhada durante o dia.

Remédio para candidíase em dose única

Alguns remédios para candidíase em dose única são o Fluconazol e o Itraconazol. Esta abordagem costuma ser bem aceita pois o tratamento só dura 1 dia, mas só devem ser utilizados sob orientação médica.

Este tipo de medicamento pode ser utilizado exclusivamente ou associado ao tratamento tópico que consiste em passar uma pomada com o mesmo princípio ativo nos órgãos genitais. Sendo eficaz tanto para homens quanto para mulheres.

Remédio natural para candidíase

Um outro remédio natural para vencer a candidíase é o vinagre. Basta fazer banhos de assento e duches vaginais com água morna e vinagre, na proporção de 4 colheres de vinagre para 1/2 litro de água.

O vinagre possui o mesmo pH da vagina e vai ajudar no combate à candidíase, por combater a sua proliferação.

Pomada para candidíase

Uma ótima pomada para candidíase a de Fluconazol, que deve ser aplicada nos órgãos genitais internos e externos durante aproximadamente 7 a 14 dias consecutivos.

Contudo, se a candidíase for persistente recomenda-se uma consulta com o ginecologista para uma avaliação mais profunda e um tratamento mais direcionado, que deverá incluir alterações na dieta alimentar e nos hábitos de higiêne íntima.

A candidíase  no pénis ou balanopostite

A candidíase  no pénis ou balanopostite é muito comum entre homens, apesar de muitos não apresentarem nenhum sintoma grave. O principal sintoma é o aparecimento de fungos, em forma de manchas brancas no pénis ou então pequenos cortes ou fissuras. Num estado mais avançado o homem pode apresentar sintomas semelhantes a candidíase vaginal.

Este problema de saúde não é contagioso e surge quando existe um crescimento excessivo dos fungos que vivem normalmente no nosso organismo. Tanto mulheres como homens podem desenvolver candidíase em várias partes do corpo como por exemplo: genitais, intestinos, couro cabeludo, unhas, bexiga, boca, esófago e pele.

Sintomas de candidíase masculina ou peniana

  • Ardor no acto sexual;
  • Inchaço no pénis;
  • Escamas ou manchas brancas no pénis;
  • Fissuras ou cortes na pele;
  • Sensação de ardor ao urinar;
  • Corrimento muito parecido com o sémen.

 

Causas da balanopostite

Esta doença normalmente aparece em duas situações: quando o organismo está com poucas autodefesas ou quando existe uma concentração muito alta de açúcar no sangue.

  • Homem com diabetes: a quantidade de açúcar no sangue é a principal causa de candidíase peniana;
  • Ingestão de drogas:, o consumo de maconha ou outras drogas que baixam a imunidade do organismo;
  • Alimentação pouco saudável: alimentação baseada em muitos açucares e massas;
  • Consumo de cerveja: a cerveja é rica em cevada, ingrediente que estimula a proliferação de fungos;
  • Alergias ao glúten e/ou leite: muitas pessoas sofrem de alergias sem saber, por isso nunca ponha de lado a possibilidade de ser alérgico ao leite ou ao glúten que são os mais comummente produzem a balanopostite;
  • Doenças ou tratamentos recentes: uma cirurgia, uma anemia ou até uma simples gripe são o suficiente para afetar a imunidade do organismo permitindo o crescimento do fungo da cândida;
  • Nível de estrogênio: o estrogênio é uma hormona que os homens têm em pouca quantidade, no entanto homens obesos podem produzir o dobro da quantidade desta hormona, fazendo aumentar a concentração de açúcar no sangue e criando condições ideais para aparecimento dos fungos no pénis;

 

Tratamento natural com remédios caseiros para a candidíase masculina ou peniana (Balanopostite)

Para curar ou tratar o fungo da cândida no pénis, primeiro é necessário saber se o seu caso é esporádico, ou seja, se aparece de vez em quando de longe à longe,  ou se é recorrente. Se aparecer frequentemente o melhor e recorrer ao seu médico já que você deve ter algum problema de saúde citado nas causas. Se for uma situação esporádica então poderá ser tratada com remédios caseiros ou tratamentos naturais:

  • Tratamento com iogurte natural: após uma lavagem aplique um pouco de iogurte natural por todo o pénis a cada 4 horas até o sintomas desaparecerem. Muito importante: não deve lavar o pénis depois da aplicação, só antes da mesma, o objetivo é que o iogurte fique em contacto com a pele o maior tempo possível.  Este remédio caseiro é muito eficaz mas pode ser muito desconfortável estar com a cueca húmida durante o dia.

 

  • Tratamento natural usando vinagre: um outro remédio natural para vencer o fungo da cândida é o vinagre. Basta fazer banhos de assento com água morna e vinagre, adicionando 4 colheres de vinagre por cada 1/2 litro de água.